Normas para Apresentação de Trabalhos

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

Os trabalhos acadêmicos aprovados no XXVI Congresso Brasileiro de Custos estão classificados nas formas de apresentação oral e pôster. Os trabalhos aprovados cujos autores tenham efetuado inscrição (com pagamento) até 27/09/2019 constarão nos Anais do Congresso, independentemente da forma de apresentação. Não haverá referência à forma de apresentação nos Anais do Congresso.

As apresentações dos casos empresariais (área temática 8) serão incluídas em um ambiente específico.

A seguir, apresentam-se as diretrizes de formatação para apresentação dos artigos aprovados na forma oral e pôster.

..

APRESENTAÇÃO ORAL / SESSÃO TÉCNICA:

As apresentações orais realizadas em sessões técnicas (conforme programação no site do Congresso) terão duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para exposição e 5 minutos destinados a debates. Os debates ocorrerão conjuntamente, ao final da sessão técnica. Para esse tipo de apresentação, estará disponível um computador e projetor.

A apresentação deverá seguir o modelo aqui disponibilizado.

Detalhes a serem observados no momento da apresentação:

  • A apresentação deve ser feita no máximo em 15 minutos;
  • Preferencialmente, utilize “Apresentação em Power Point”, que deverá ser levada em dois pendrives diferentes, como segurança;
  • Tendo em vista o tempo da apresentação, sugere-se que o número de slides de Apresentação Power Point não seja superior a 15 (quinze);
  • Para garantir boa visibilidade, o tamanho da letra deve igual ou superior a 24;
  • Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar para a platéia; não faça uma simples leitura de seu trabalho escrito. Exponha apenas os pontos de destaque; não se perca em detalhes, mesmo porque os detalhes estão no trabalho escrito.
  • No início da exposição, lembre-se de saudar o auditório e apresentar-se.
  • Durante a exposição, fale alto, de modo que todos possam ouvir, cuide da postura e procure olhar para a platéia.
    .

APRESENTAÇÃO ORAL / SESSÃO INTERATIVA:

As apresentações orais realizadas em sessões interativas (conforme programação no site do Congresso) terão duração de 10 minutos cada. Após a apresentação dos trabalhos, haverá 30 minutos de debates sobre o tema. Para esse tipo de apresentação, estará disponível um computador e projetor. Além disso, o coordenador e cada autor receberá os trabalhos dos demais, para que possa se preparar para o debate.

A apresentação deverá seguir o modelo aqui disponibilizado.

Detalhes a serem observados no momento da apresentação:

  • A apresentação deve ser feita em 10 minutos, no máximo;
  • Preferencialmente, utilize “Apresentação em Power Point”, que deverá ser levada em dois pendrives diferentes, como segurança;
  • Tendo em vista o tempo da apresentação, sugere-se que o número de slides de Apresentação Power Point não seja superior a 8 (oito);
  • Para garantir boa visibilidade, o tamanho da letra deve igual ou superior a 24;
  • Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar para a platéia; não faça uma simples leitura de seu trabalho escrito. Exponha apenas os pontos de destaque; não se perca em detalhes, mesmo porque os detalhes estão no trabalho escrito.
  • No início da exposição, lembre-se de saudar o auditório e apresentar-se.
  • Durante a exposição, fale alto, de modo que todos possam ouvir, cuide da postura e procure olhar para a platéia.
  • Após a exposição dos trabalhos, haverá discussão conduzida pelo coordenador da sessão.

APRESENTAÇÃO EM PÔSTER:

A apresentação tipo pôster será realizada em sessões de pôsteres. Os autores deverão afixar os trabalhos com 15 minutos de antecedência do horário programado nos locais determinados. Não há apresentação oral (tradicional) na apresentação tipo pôster. Os congressistas que tiverem dúvidas ou contribuições terão oportunidade de discutir com os autores do artigo durante período exclusivo para a sessão de pôster (30 minutos), quando os autores deverão permanecer próximos aos trabalhos para debate com os interessados.

O pôster deverá seguir o modelo aqui disponibilizado.

Detalhes a serem observados no momento da apresentação:

  • Escolha cuidadosamente os pontos específicos que você pretende realçar sobre o trabalho; destaque alguns pontos; use cores para ajudar na apresentação;
  • Os organizadores providenciarão painéis para afixar os posters, cabendo aos apresentadores providenciarem o material para afixá-los;
  • Para cada poster será reservado um espaço de 80 cm de largura por 100 cm de altura. O poster que exceder essas medidas não poderá ser afixado;
  • Não será permitido que o pôster seja confeccionado em folhas comuns, em tamanho A4, unidas para a apresentação do trabalho;
  • O pôster deve ser confeccionado em material resistente, próprio para este fim (ex. papel satim), com acabamento (canaleta para fixação no painel);
  • O pôster deverá ser fixado no local, data e horário definidos na programação técnica.