Áreas Temáticas

Para maior facilidade no enquadramento dos trabalhos científicos em uma determinada área temática, segue abaixo em breve descrição de cada área. A intenção é que a descrição sirva apenas como orientação, não como restrição.

1.     Metodologias de ensino e pesquisa em custos

Instrumentos, ferramentas e métricas desenvolvidas e/ou adaptadas para facilitar ou melhorar o ensino e a pesquisa na área de custos.

2.     Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões

Uso das metodologias de custeio na controladoria, no processo de planejamento e controle empresarial, na gestão estratégica e no apoio à tomada de decisões.

3.     Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos

Incorporação de métodos estatísticos, matemáticos e de pesquisa operacional para melhorar a gestão de custos.

4.     Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor

Metodologias de custeio desenvolvidas e/ou adaptadas às necessidades de áreas específicas do setor privado e do terceiro setor (agronegócio, para estatais, ONGs, etc.)

5.     Custos aplicados ao setor público

Metodologias de custeio desenvolvidas e/ou adaptadas às necessidades do setor público.

6.     Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos

Avanços teóricos que acrescentem melhorias aos métodos de determinação, mensuração e gestão dos custos.

7.     Abordagens contemporâneas de custos

Estudos que incorporem tendências na área de custos: custos logísticos, custos da qualidade, custos inter-organizacionais, custos intangíveis, custos ambientais, custos de transação, custos da complexidade etc.

8.     Casos Empresariais

Apresentações de casos empresariais ligados à temática de custos, de caráter aplicado, sobre diagnósticos, planejamento e implantação de ferramentas e conceitos em organizações, decorrentes ou não de trabalhos de consultoria ou atuação profissional. O formato das apresentações é diferente dos artigos das demais áreas.

9.     Trabalhos em Língua Inglesa

Artigos acadêmicos redigidos em inglês, visando a contribuir com o processo de internacionalização do Congresso Brasileiro de Custos. Sessões especiais em língua estrangeira ocorrerão dentro da programação do evento,  a partir de chamadas específicas a cada evento.